Notícia do G1: “Refugiados sírios buscam abrigo em SC; falta de estrutura prejudica a imigração no estado”

Caros GAIRF,

Hoje no G1, a matéria “Refugiados sírios buscam abrigo em SC; falta de estrutura prejudica a imigração no estado” nos relata a falta de estrutura do poder público estadual e municipal para receber imigrantes e refugiados em Floripa e no Estado de Santa Catarina, bem como a presença crescente de refugiados sírios em Florianópolis.

Sír

Refugiados sírios em processo migratório

A Pastoral do Migrante tem papel essencial na recepção e inserção de migrantes a Florianópolis, estes não só de origem síria, e realiza seu trabalho em conjunto com o Município. Apesar de ser auxiliada e auxiliar o poder público, a Pastoral atua sem apoio financeiro, e, com a sobrecarga atual de trabalho, torna-se emergencial a problemática da recepção de novos imigrantes.

Entrevistado, o responável interino da SEMAS – Secretaria de Municipal de Assistência Social – e, Angela Albino, secretária da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação concordam que não há políticas públicas estruturadas de longo prazo em prol da recepção e integração dos imigrantes e refugiados.

Veja a reportagem na íntegra no seguinte link: G1 em a falta de estrutura em SC à imigração.

E você, leitor do blog do GAIRF, considerando o crescente fluxo de migração mundial, qual deve ser o papel do Município de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina na mudança da estrutura receptiva e inclusiva a novos imigrantes e refugiados?

Bom final de semana!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s