Finalmente! Florianópolis terá um centro de acolhimento a imigrantes e refugiados

No dia 12 de janeiro de 2016 no auditório do Centro Integrado de Cultura em Florianópolis, foi assinado o convênio para a criação e instalação de um Centro de Referência e Acolhimento dos Imigrantes e Refugiados de Santa Catarina.

Pelo convênio assinado, estão sendo repassados R$1 milhão do governo federal e o governo de Santa Catarina contribuirá com R$58 mil. Esse montante será utilizado para a montagem da equipe de trabalho, via publicação de edital, e para a instalação do Centro de Referência em algum imóvel da capital catarinense. A validade do projeto é de dois anos.

A matéria completa publicada pelo blog Migramundo pode ser lida aqui.

Importante notar que a criação do CRAI é fruto de intensa mobilização da sociedade catarinense nos últimos meses, como a audiência pública de junho de 2015 e o I Seminário de Migrações Contemporâneas e do trabalho das associações de imigrantes, da Pastoral do Imigrante, do GAIRF e do Observatório das Migrações de Santa Catarina vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina, entre outras.

A assinatura do convênio é apenas o primeiro passo para o estabelecimento de um tão necessário CRAI em Santa Catarina. Uma das atividades do GAIRF em 2016 é acompanhar as negociações e desenvolvimentos da implementação do centro. Fique ligado (a) aqui no blog e na nossa página no facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s