Encontro “Haiti – Nada a pacificar, tudo a construir” acontece dia 06 de Abril!

Caro(a) colega do GAIRF,

Gostaríamos de convidá-lo(a) ao encontro “Haiti – Nada a pacificar, tudo a construir“, no dia 06 de Abril, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico da UFSC.

Segue abaixo o convite integral do evento:

aula-magna-ajustado-1.jpg

“O Instituto de Estudos Latino-Americanos começa 2016 discutindo um tema chave para a América Latina: o Haiti. Ocupado pelas forças da ONU desde 2004, o país continua mergulhado em profunda crise e será tema da aula magna do Iela, no dia 6 de abril, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico, proferida pelo professor Ricardo Seitenfus (UFSM).

O Haiti tem uma importância fundamental para a libertação da América Latina. Foi a partir da própria luta no Haiti, com a revolta dos escravos e a consequente vitória da República negra em 1804, que as demais colônias na parte continental foram percebendo que era possível sair do jugo da Europa.

Ricardo Seitenfus é professor do curso de Direito na Universidade Federal de Santa Maria e foi representante especial da Secretaria Geral e Chefe do Escritório da OEA no Haiti (2009-2011), conhecendo por dentro a ação das forças da ONU naquele país.

Seitenfus é gaúcho, estudou Ciência Política, com opção em Estudos Internacionais, na Universidade de Genebra. Fez a Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais no Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais (IHEI), e também se graduou em Relações Internacionais. Fez pós-graduação em Economia do Desenvolvimento, no Instituto Universitário de Estudos do Desenvolvimento e estudou História Moderna e Contemporânea no Departamento de Letras da Universidade de Genebra.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul fundou o Centro Brasileiro de Documentação e Estudos da Bacia do Prata (CEDEP). Criou a Secretaria de Assuntos Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul e fui seu primeiro titular. Escreveu os livros Haiti, a soberania dos ditadoresHaiti, dilemas e fracassos internacionais, frutos do seu trabalho de três anos naquele país.

Mais informações na página do Iela.”

 

Uma ótima semana!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s