Curso de formação para professores de língua portuguesa para falantes de árabe 

Iniciou na última semana o curso de formação de professores voluntários para o ensino de língua portuguesa, voltado para falantes de árabe residentes em Florianópolis. A iniciativa faz parte do “Projeto de Inclusão Social para Refugiados Falantes de Árabe em Florianópolis: Enfoque em Língua Portuguesa”, como política institucionalizada da Ssecretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina. O intuito da formação é capacitar professores nas especificidades linguísticas e necessidades individuais e coletivas de pessoas em situação de refúgio, falantes de árabe. Participam das aulas professores e professoras, além de voluntários interessados previamente inscritos.

A noite de abertura, que ocorreu na terça-feira (15), foi marcada pela presença da Profa. Dra. Francis Tourinho e dos integrantes da Comissão do projeto: Prof. Joao Lupi, Profa. Dra. Cristine G. Severo e Bruna Kadletz, pesquisadora integrante da Coordenação Compartilhada do Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região (GAIRF).

A programação da primeira semana incluiu as seguintes temáticas:

– Refúgio e crise humanitária global (Profa. Dra. Karine de Souza Silva e Emanuely Gestal da Silva, do NAIR/Eirenè);

– Português como Língua estrangeira (Profa. Dra Cristine G. Severo, Dr. Carlos Guerola, Mestrando Cristian Goulart e Doutorando Alexandre Silveira, do CCE/UFSC);

– Aspectos psicológicos relacionados ao trabalho voluntário com populações refugiadas (Márcio Jibrin, do NEMPsiC/UFSC);

– Contexto local e ética de trabalho (Bruna Kadletz, do GAIRF);

– Pedagogia da Emergência e higiene psíquica (Reinaldo Nascimento, da Pedagogia de Emergência).

Na próxima semana, entre os dias 21 a 25 de agosto, o projeto irá receber o Prof. Dr. João Baptista Vargens, docente de língua e cultura árabe na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para ministrar aulas sobre o ensino da língua portuguesa para falantes de árabe.

Além de fazer parte da Comissão do projeto de inclusão, o GAIRF também participou na idealização e coordenação do curso de formação. Confira alguns registros da primeira semana da atividade:


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